Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Usando o Trem Bala no Japão - Shinkansen

O Shinkansen é uma rede ferroviária de alta velocidade, conhecida por nós como trem bala.

Para quem for sair de Tóquio, o Shinkansen é uma ótima opção, pois é um passe livre para utilizar durante 7, 14 ou 21 dias quantas vezes quiser e para onde quiser, esse passe é chamado de JR Pass (Japan Rail Pass). Também é válido para a linha de ônibus JR. Existe dois tipos de passes, o Green (1a classe) e o Comum (turística). Nós pegamos o Comum, depois, durante a viagem colocarei meus comentários aqui.

O JR PASS NÃO PODE SER COMPRADO DENTRO DO JAPÃO!!! E PODE SER UTILIZADO SOMENTE POR TURISTAS COM VISTO TEMPORÁRIO OU JAPONESES RESIDENTES NO EXTERIOR POR MAIS DE 10 ANOS.

Isso mesmo, você precisa comprar aqui e trocar lá no Japão. Pode ser vendido somente por agentes ou escritórios autorizados. Onde comprar? Clique aqui

Nós compramos o nosso pela Tunibra (a compra deve ser individual, sai com o seu nome e é intransferível). Fomos muito bem atendidos por sinal. Fica na frente da Praça da Liberdade. É necessário levar o passaporte já com o visto. A vantagem de lá é que você pode comprar o JR Pass, comprar dólares ou o cartão Star Cash, seguro, tudo no mesmo lugar.

O JR Pass não dá direito ao Nozomi, é o expresso mais rápido.

Vamos ao detalhe.

Você tem que comprar o cupom (Exchange Order) nas agências autorizadas do país, chegando ao Japão você deve ir ao escritório de informações e passagens da JR no aeroporto de Narita que funciona das 06:30 às 21:45 ou em um dos centros de serviços de viagens da RJ em alguma estação de trem das 10:00 às 18:00 para fazer a troca pelo JR Pass (Estações: Kushiro, Obihiro, Asahikawa, Sapporo, Shin-Chitose Airport, Hakodate, Aomori, Hachinobe, Akita, Sendai, Yamagata, Fukushima, Niigata, Ueno, Shinjuku, Shibuya, Ikebukuro, Shinagawa, Yokohama, Shin-Yokohama, Odawara, Mishima, Shizuoka, Hamamatsu, Nagoya, Kanazawa, Kyoto, Shin-Osaka, Kansai Airport, Sannomiya, Okayama, Matsue, Hiroshima, Shimonoseki, Takamatsu, Matsuyama, Tokushima, Kokura, Hakata (Fukuoka), Nagasaki, Kumamoto, Oita, Miyazaki, Kagoshima-Chuo).

A troca deve ser efetuada em até 3 meses incompletos da emissão, então não adianta comprar com muita antecedência. Não esqueça que na troca tem que apresentar o passaporte e além disso li que é bom sempre carregar o passaporte pois podem pedir para fazer a verificação do JR Pass. Ah, comprou, comprou, depois não pode alterar lá no Japão o tipo de passe.

Os assentos podem ser reservados sem nenhuma despesa adicional. Para fazer a reserva tem que ir a qualquer Travel Center ou Midori-no-madoguchi, guichê verde, em uma das estações JR. Se você tiver o passe Comum pas queira utilizar uma beliche ou poltrona Green, se paga uma taxa adicional na hora. Se você tiver o Green e quiser o beliche também terá que pagar adicionalmente.

Encontrei uns termos e condições do JR Pass:
a. JR Pass é estritamente pessoal e intransferível
b. O prazo de utilização do cupom é de 89 dias ou 3 meses incompletos
c. Tenha sempre o passaporte em mãos e apresente quando necessário
d. O passe não poderá ser re-emitido e nem reembolsado em casa de perda ou roubo
e. O cupor da JR poderá ser reembolsado no Japão, após sua troca pelo passe "JR Pass" apresentando a um dos escritórios antes da data inicial da utilização e é cobrada uma taxa de 10% do preço em Iene do passe
f. Caso seja impossível solicitar o reembolso no Japão, o pedido poderá ser encaminhado na agência onde o cupom foi comprado e é retido 15% de taxa de serviço
g. Nenhum reembolso, por qualquer motivo, poderá ser feito após a data inicial de utilização do passe
h. Não pode ser solicitado nenhum reembolso pelo usuário caso ocorra uma não operação do trem, atraso ou qualquer semelhança
OBS: Se optar pelo reembolso no Brasil, o CUPOM não pode ser trocado pelo Pass!!! E pode ser reembolsado até 1 ano a partir da data de emissão.
i. No caso de alterações (nomes errados, tipo ou duração) após a compra do CUPOM ter sido emitido, é cobrada uma taxa de USD 10 por passe.

Valores:

07 dias Comum Adulto: 28.300 Yenes
07 dias Comum Criança: 14.150 Yenes
07 dias Green Adulto: 37.800 Yenes
07 dias Green Criança: 18.900 Yenes


14 dias Comum Adulto: 45.100 Yenes
14 dias Comum Criança: 22.550 Yenes
14 dias Green Adulto: 61.200 Yenes
14 dias Green Criança: 30.600 Yenes


21 dias Comum Adulto: 57.700 Yenes
21 dias Comum Criança: 28.850 Yenes
21 dias Green Adulto: 79.600 Yenes
21 dias Green Criança: 39.800 Yenes

Valores de Nov/2012. Melhor consultar o site diretamente para verificação de preços. Criança de 06 a 12 anos incompletos. Menores de 6 não pagam e não tem direito a assento.

Afinal de contas, o JR Pass é vantajoso? Depende... tem que fazer conta, cada caso é um caso, se for ficar em Tóquio somente ou for de pacote turístico acho que não é vantagem, porém se você for conhecer outros lugares mesmo que pouquinho, viajar de trem para outras regiões como faremos (Osaka, Kyoto, Nara, etc...) sim, vale a pena. Principalmente porque pode ser utilizado a qualquer horário e quantas vezes quiser. Portanto, faça as contas!

That's all folks!

2 comentários:

Cammy disse...

Na compra do JRPass, é possível parcelar o pagamento?

Sil disse...

Quando fui não.